Novas descobertas sobre a Família da Costa.
- Jonatha Husek
- 27 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Com a ajuda e pesquisa concomitante de Maria Lúcia Mór Castagnino, e também descendente do casal Francisco e Joanna, encontramos o registro de batismo de uma das primeiras, se não a primeira filha do casal Arzina da Costa. Neste registro podemos observar o nome dos avós, naturalidade de Francisco Antônio e talvez solucionar a incógnita das datas de nascimento de Francisco e Joanna, confirmando que o registro de casamento de Bráulio estava correto em afirmar que Francisco Antônio da costa seria natural do Rio de Janeiro e que teria nascido em 22 de Novembro de 1815 e sua mãe Joanna Jardim da Costa seria natural de Caçapava do Sul e teria nascido em 08 de Maio de 1824.
Francisco Antônio da Costa, filho do casal Manoel Antônio da Costa, natural de Lisboa, e de Francisca Joaquina da Costa, natural do Rio de Janeiro.
Casou-se em 12 de Dezembro de 1839 em Alegrete – RS com Joanna Jardim do Prado, filha de Francisco de Paula Prado Lima, natural de Rio Pardo – RS e de Maria do Carmo Nunes Jardim Prado

Transcrição do registro de batismo de Arzina da Costa:
Arzina Aos vinte oito dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e quarenta e cinco anos nesta matriz de Alegrete, batizou por Santos --- ----- Manoel Carlos Ayres de Carvalho a inocente Arzina nascida a vinte e quatro de maio deste ano filha legitima Francisco Antonio da Costa natural do Rio de Janeiro e Joanna Jardim do Prado natural de Santa Ana, neta paterna de Manoel Antonio da Costa natural de Lisboa e de Francisca Joaquina da Costa natural do Rio de Janeiro; e neta materna de Francisco de Paula do Prado Lima natural de Rio Pardo e Maria do Carmo Nunes Jardim , Serão padrinhos Alexandre do Nascimento ---- e Cipriana Gonry do Nascimento de que para constar fiz este termo.
(transcrito da cópia do registro de batismo por Jonatha Husek, encontrado no site Family Search)
Com o registro de batismo da filha do casal, continuei a pesquisar nos livros de matrimonio da mesma paróquia, com base no ano de batismo da filha para traz, até encontrar o registro do casamento do casal:

Transcrição do registro de casamento de Francisco Antônio da Costa e Joanna Jardim do Prado:
Francisco Antonio da Costa com Joanna Jardim do Prado. A doze de Dezembro de mil oitocentos e trinta e nove na ?capela? da Senhora da Conceição Aparecida da Vila de Alegrete, feita as -------- Canônicas e ??diligencias? ---- sem impedimento na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas ?terão? recebido em matrimonio Francisco Antônio da Costa natural da cidade do Rio de Janeiro, filho legitimo de Manoel Antônio da Costa e da sua mulher Francisca Joaquina da Costa com Joanna Jardim do Prado natural da Paróquia de Santo Amaro, filha legitima de Francisco de Paula Prado Lima e de sua mulher Maria do Carmos Nunes Jardim ---- os cônjuges moradores desta vila.
O Paroco Joze de Medeiros Pereira.
(transcrito da cópia do registro de matrimonio por Jonatha Husek, encontrado no site Family Search)
As transcrições podem haver alguns equívocos pelo estado da cópia e pela grafia da época.
Fontes:
CASTAGNINO, Maria Lúcia Mór; Conversa e troca de informações por rede social.
Family Search, em: https://www.familysearch.org/
Boa tarde sou filha de Dival Alves da Costa , neta de Cincinato Consuelo da Costa