top of page
Buscar

Felippe Wolff e o Ofício de Tanoeiro

  • Foto do escritor: Jonatha Husek
    Jonatha Husek
  • 21 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura

Fabricação de tonéis. Gravura de Jost Amman. Standebuch, 1568 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Tanoaria

Da Carpintaria para Tanoaria e da Tanoaria para Carpintaria, Felippe Wolff atuou em conjunto com seu irmão como carpinteiro em Montenegro - RS, como já descrito em outra postagem anterior “Irmão Wolff, e a Carpintaria – em 02 de agosto de 2019 em: http://husek-memoriasdopassado.blogspot.com/2019/08/irmaos-wolff-e-carpintaria.html”, Em meados do inicio do século XX Felippe manteve uma Tanoaria em Montenegro, conforme podemos observar no almanaque Laemmert - Biblioteca Nacional.



Recorte do Almanaque Laemmert - site da Biblioteca Nacional

Tanoaria é o ofício de exercer a arte ancestral de fabricar vasilhames e toneis de madeiras, é uma profissão muito antiga que teve seu auge no período em que teve um grande aumento do cultivo e comercialização de vinhos, surgindo com a passagem dos Fenícios, Cartagineses e Romanos pela Península Ibérica. No período inicial do século XII, a tanoaria era uma profissão com um número elevado de artífices. Há, portanto, inúmeras referências históricas aos vinhos portugueses, que eram transportados em pipas ou tonéis. Por esta razão, são criadas tanoarias para o fabrico do vasilhame (pipa) para o transporte do vinho, e as unidades comerciais de vinhos tinham quase todas uma tanoaria.


Não sei ainda por qual motivo Felippe resolveu exercer este ofício, possivelmente houve naquela época uma demanda de vasilhames para vinícolas e/ou alambiques locais, posteriormente retornou a atuar como carpinteiro e quando ele e a família passaram a residir em Cachoeira do Sul, atuou como carpinteiro autônomo em fabricação de móveis.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2021 por Hušek; Memórias do passado.. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page