top of page
Buscar

Descobrindo ancestrais da família Alves Paim!

  • Foto do escritor: Jonatha Husek
    Jonatha Husek
  • 10 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

A família Alves Paim, de descendência de João Alves Paim e Benta Pereira de Arruda, naturais do 3º distrito administrativo do município de Santa Maria - RS, denominado como Pains. Tendo então, a família sua origem no casal Francisco Alves de Siqueira e Ritta Pahim de Souza, Ele filho legitimo de José Fernandes da Luz e de Maria Alves da Rocha, natural do Paraná e ela filha legitima de José Pahim de Souza e de Flora Maria da Conceição, natural do distrito Pains em Santa Maria –RS.


Como observa-se havia o “h” no sobrenome e com os passares dos anos e novos registro se perdeu, de Pahim passou a ser assinado por Paim, portanto sendo uma única família.


Francisco e Ritta tiveram seguintes filhos que até o momento tenho por conhecimento, ainda sem saber a ordem de idade:


Francisco Alves de Siqueira Filho;

João Alves Pahim;

Maria Alves Pahim;

Ritta Alves Pahim;


Notamos que Francisco tem o mesmo nome do pai, por isso acredito ter o sobrenome diferente. Em um dos registros de algum filho homem do casal, esta descrito como pagão, possivelmente a criança ainda não era batizada, por isso esta descrição, segue transcrição do registro:




Transição do registro de nascimento de um dos filhos do casal Francisco e Ritta, por Jonatha Paim Husek, com atualização da ortografia.


Pagão, filho de Francisco Alves de Siqueira e sua Mulher

Numero Duzentos oitenta e sete = Aos Quatro dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e setenta e oito, neste primeiro Distrito de Paz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Município de Santa Maria da Bocca do Monte, Província do Rio Grande do Sul, compareceu no meu cartório Francisco Alves de Siqueira, e em presença das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas apresentou me uma criança do sexo masculino, e declarou: Que, havia nascido no dia dezesseis de Novembro do corrente ano, as oitos horas da noite, na Costa da Serra Geral, neste Distrito, filho legitimo dele, Francisco Alves de Siqueira, carpinteiro, natural da província do Paraná, e de sua mulher Rita Pahim de Souza, natural desta Província, que casarão nesta Paróquia, aonde também residem, que é neto pela parte paterna de José Fernandes da Luz e de Maria Alves da Rocha e pela parte materna de José Pahim de Souza e de Flora Maria da Conceição. Do que para constar lavrei este termo em que comigo assinam o vogo do declarante Antonio José d’Avila e as testemunhas Pedro José de Siqueira e Antonio d’Oliveira Carpes ambos moradores nesta Cidade. Eu Affonço Honorio dos Santos Escrivão que o escrevi.


João Alves Pahim casou-se com Benta Pahim de Arruda, filha de Selvio de Arruda e Maria Pahim de Arruda, tenho suspeitado que Benta era prima ou parente de João, lembrando que casamento entre primos era muito comum na época. Um dos achados foi o registro de nascimento de Leonardo Alves Paim, que segue com a transcrição.





Transcrição do registro de nascimento de Leonardo Alves Paim, por Jonatha Paim Husek, com atualização da ortografia.


Nº 530 Registro de Nascimento -- Leonardo

Aos vinte e sete dias do mês de Janeiro, do ano de mil oitocentos noventa e nove, nesta cidade de Santa Maria da Bocca do Monte em meu cartório compareceu o cidadão Francisco Alves de Siqueira Filho, residente neste primeiro distrito, e em presença das testemunhas abaixo assinadas declarou que a pedido de João Alves Pahim, natural deste Estado, residente neste primeiro distrito, profissão Carpinteiro, vinha declarar como declarava, por se achar autorizado pelo mesmo Pahim, que a mulher do mesmo, Benta Pahim de Arruda, natural deste distrito, deu a luz uma criança do sexo masculino, no dia seis de Novembro de mil oitocentos e noventa, as dez horas da noite, declarou mais que dita criança é filha legitima de João Alves Pahim com sua dita mulher, e que tem o nome de Leonardo, sendo avós paternos da dita criança Francisco Alves de Siqueira e Ritta Pahim de Souza e avós maternos Maria Pahim de Arruda, todos naturais deste Estado. E para constar fiz este registro que assino o encarregado declarante e testemunhas presentes. Eu José Borba de Sant’Anna oficial de registro Civil o escrevi.

Ordem de Assinaturas: Francisco Alves de Siqueira Junior; Severino Angelico Pahim; Joaquim Prado de Oliveira.


Leonardo casou-se com Provina Pinheiro da Silva, Filha do casal Lídio Pinheiro da Silva e Eloisa Pinheiro da Silva, e tiveram seguintes filhos:


Constância Alves Paim; Falecida aos 18 anos

Santa Alves Paim (Paim de Vargas) n. 08.01.1918;

Paulina Alves Paim;

Lídio Alves Paim n. 06.07.1922;

José Alves Paim n. 19.03.1924;

Helena Alves Paim (Paim Dutra) n. 21.09.1926;

Simão Paim da Silva n. 28.10.1929;

Iracema Alves Paim (Paim de Castro) n. 18.10.1932;

Lorena Alves Pain (Pain da Silva)n. 05.06.1933;

Ilda Paim da Silva (Silva Schlemmer) n. 25.02.1934;

Iva Paim da Silva (da Silva Machado) n. 23.09.1938;

Mercedes Alves Paim (Gonçalves) n. 25.02.1940;

Horácio Alves Paim n. 30.07.1941;

Lenir Alves Paim n. 17.11.1944;

Adelia Alves Paim (Paim Machado) n. 03.08.1946

Nézio Alves Paim;

Julio Alves Paim;

João Alves Paim

Pedro Alves Paim – Faleceu com 2 meses;


Estas são algumas informações que até o momento encontrei sobre a grande família Pahim ou Paim, caso alguém tiver mais informações, fotografias, registros e histórias sobre esta família por gentileza entre em contato comigo.


Fonte:


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2021 por Hušek; Memórias do passado.. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page