Alguns registros de José Corrêa da Silva e Margarida Corrêa da Silva.
- Jonatha Husek
- 27 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Alguns registros encontrados de antepassados da família Corrêa da Silva.
José Corrêa da Silva, filho do imigrante açoriano José Corrêa Ferreira da Silva e de Anna Roza da Trindade, nasceu a 29 de Outubro de 1832 em São Leopoldo –RS local onde em 20 de Janeiro de 1833 foi batizado na Capela de Nossa Senhora da Conceição. Segue cópia do registro.

Transcrição do registro de batismo de José Corrêa da Silva;
Aos vinte dias do mês de janeiro de mil oitocentos e trinta e três, nesta capela --- de Nossa Senhora Conceição senhora Aparecida de São Leopoldo, batizei solenemente a José nascido a vinte e nove de Outubro filho legitimo de José Corrêa Ferreira e Maria Roza de Santo Antônio, naturais da ilha Graciosa, avós paternos Jose Corrêa Ferreira --- e Anna Roza da Trindade naturais da ilha Graciosa, maternos João de Quadros e Maria Roza de Santo Antônio. Para padrinhos os avós maternos. Para ---- termo e assino.
(trancrição realizada por Jonatha Husek, da cópia do registro de batismo encontrada no site Family Search)
Posteriormente José Corrêa da Silva casa-se com Maria do Carmo da Conceição em meados de 1820 em Triunfo e com o passar dos anos, sem saber o motivo ainda a família passam a residir em Cachoeira do Sul, local onde veio a falecer, tinham terras no 1º distrito do município.
Conforme consta no inventario de José Corrêa da Silva em 1898, sendo inventariante sua esposa Margarida, constava alguns bens totalizando em 14:963.000 Réis, entre estes bens conta: -Um quarto de légua de campo de matos em Cachoeira do Sul, fazendo frente com a estrada Geral que vem de Rio Pardo a Jacuí, pelo leste com as terras dos herdeiros de Thadeu de Moraes, pelos fundos com uma vertente que divide-se com as terras de Joaquim Gomes Libâno, pelo oeste com terras de José Pedro Machado, inventario copiado por Diego de Leão Pufal.
O Casal tem os seguintes filhos:
Américo Corrêa da Silva *1860;
João Corrêa da Silva *1860;
Sophia Adelaide Corrêa da Silva *1861 +1890;
Belmira Corrêa da Silva *1867;
Balduvino Corrêa da Silva *1870;
Joaquim Corrêa da Silva;
Maria Eulalia Corrêa da Silva
José Corrêa da Silva vem a falecer em 1º de Outubro de 1897, conforme segue a cópia do registro de óbito do município de Cachoeira do Sul.

Transcrição do registro de óbito de josé Corrêa da Silva
Nº 98 - Aos primeiro dia do mês de Outubro de noventa e sete, em meu cartório, me foi apresentado o seguinte atestado. Atesto que faleceu hoje á uma hora da tarde de “Outhraz Maligno” o Sr. José Corrêa da Silva, de cor Branca, de sessenta anos de idade, natural deste estado. Cachoeira do Sul, 1º de Outubro de 1897. Dr Amedeu Masson. Para constar lavrei este registro, eu Dionijio Perreira Porto, o escrivão e assino.
(transcrição realizada por Jonatha Husek, da cópia do registro de batismo encontrada no site Family Search)
E sua esposa Margarida Corrêa da Silva vem a falecer em 29 de Abril de 1903, em sua residência no 1º distrito do município de Cachoeira, conforme a copia do registro de óbito.


Transcrição do registro de óbito de Margarida Corrêa da Silva.
Aos vinte e nove dias do mês de Abril do ano de mil novecentos e três, em meu cartório, pelo Dr. Joaquim Ferreira de Campos, me foi apresentado o seguinte atestado. Nós abaixo assinado atestamos que faleceu sem assistência médica, no primeiro distrito deste termo onde residia, ------/-----, Dona Margarida Correa da Silva, natural deste estado, filiação legitima, cor branca, com setenta anos de idade, ----/----- , ----/--- vinte e nove de Abril de mil novecentos e três. João Correa da Silva. Frederico Guilherme Ramos. João Baptista --- Leal. E fiz este registro ----/----.
(transcrição realizada por Jonatha Husek, da cópia do registro de batismo encontrada no site Family Search)
As transcrições que realizei podem haver alguns equívocos pois as cópias e a escrita estão bem ruins de entender.
Fontes:
Family search, em: https://www.familysearch.org/
PUFAL, Diego de Leão, em conversa em rede social.
Oi Husek, o Américo Corrêa da Silva filho do José Corrêa Da Silva é meu tetravô. Abraços. Jussanam da Silva