top of page
Buscar

A Família Açoriana Corrêa da Silveira.

  • Foto do escritor: Jonatha Husek
    Jonatha Husek
  • 24 de ago. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Há varias famílias Corrêa da Silveira, algumas que uniram-se com o sobrenome Corrêa e/ou da Silveira de um dos cônjuges e algumas que seguem a tradição Portuguesa do sobrenome composto como por exemplo a família que tratamos a seguir, que Corrêa da Silveira é adotado desde “o inicio” em Portugal, mais especificamente nos Açores. Neste caso a seguir a Família Corrêa da Silveira tem suas origens nos Açores pelo ente mais antigo sendo Brás Corrêa da Silveira, nascido em 08 de Maio de 1693 em Topo – Ilha de São Jorge – Açores PT, e falecido em Julho de 1751 e sua esposa Isabel Maria Corrêa, nascida em 1695, também em – Ilha de São Jorge – Açores PT, e ainda há muito o que pesquisar e descobrir sobre esta família nos açores, para inicio segue uma pequena parte da descendência no Brasil:


Podemos ter como partida o imigrante Açoriano ANTONIO CORRÊA DA SILVEIRA, nascido em meamos de 1720, em Topo – Ilha de São Jorge – Açores - Portugal. Filho legitimo de BRÁS CORRÊA DA SILVEIRA E ISABEL MARIA CORRÊA.


Casou-se com BÁRBARA MARIA DE JESUS, filha de BRÁS DE SOUZA TEIXEIRA, natural de Ribeira Seca – Ilha de São Jorge – Açores – PT, E LUZIA DE SOUZA(DO ESPIRITO SANTO), também natural de Ribeira Seca – Ilha de São Jorge – Açores – PT, Bárbara Maria de Jesus veio a falecer em meados de 1832 e Encruzilhada do Sul – RS.


O imigrante era natural da Vila do Topo situada no extremo sudeste da ilha de São Jorge. É uma região de terrenos férteis, propícios para a produção de trigos, separada das restantes povoações da ilha pela alta e escarpada Serra do Topo, onde se destacam o Pico do Facho, o Pico das Rocas, o Pico dos Frades, o Pico da Pedra Vermelha.



Vista aérea da vila de Topo - Açores - Wikipédia

Este enquadramento geográfico fez com que durante séculos fosse mais fácil sair da vila por mar do que atravessar a serra, o que deu uma particular importância ao Porto do Topo, um pequeno cais escavado na falésia sueste da ilha.


Localização da vila de Topo - Ilha de São Jorge - Açores. Wikipédia


A cidade de partida do imigrante Angra do Heroísmo, é localizada no Sul da Ilha Terceira dos Açores, sem saber ainda a data de imigração, veio para o Brasil em meados de 1700 para Santa Catarina, local onde nasceram seus primeiros, se não todos, filhos, o terceiro filho, por exemplo: João Corrêa da Silva foi batizado na Igreja Matriz de Florianópolis.


Conforme segue a linhagem exposta no site Family Search, tiveram 10 filhos, sendo:


Manoel Corrêa da Silveira, n. 1755;

Antonio Corrêa da Silveira, n. 1757;

JOÃO CORRÊA DA SILVEIRA, n. 1765;

Joana Corrêa da Silveira, n. 1767;

Catharina Corrêa da Silveira, n. 1771

Marcelina Corrêa da Silveira, n. 1776;

José Corrêa da Silveira, n. 1779;

Mariana Roza Corrêa da Silveira, n. 1788;

Maria Victoria Corrêa da Silveira;

Victoria Maria da Conceição Corrêa da Silveira;


JOÃO CORRÊA DA SILVEIRA, nascido em meados de 1765, e batizado por esta época em Florianópolis, veio para o Rio Grande do Sul, junto com mais integrantes da família Corrêa da Silveira, como por exemplo, seu irmão Manoel Corrêa da Silveira que também se instalou em Encruzilhada do Sul –RS.



Registro de Batismo da Igreja católica de João Corrêa da Silveira em Florianópolis - Family Search

Casou-se com MARIA LOURENÇA MACHADO D’OLIVEIRA, natural de Taquari, nome de batismo Lourença Maria da Assumpção, filha legitima do também imigrante açoriano Antônio Machado d’ Oliveira, nascido em meados de 1735 na Ilha São Jorge dos Açores, Portugal e de sua primeira esposa Anna Maria de Jesus, nascida em meados de 1856 em Viamão – RS, sendo filha legitima dos imigrantes da Ilha São Jorge dos Açores, Portugal, José Machado de Siqueira, n. 1712 e Maria da Assumpção, n. 1717. Deste casamento tiveram seguintes filhos legítimos.



Registro de casamento de João Corrêa da Silveira e Lourença Maria de Jesus da Igreja Católica - Family Search

Conforme segue a linhagem no Family Search:


Joaquim Corrêa da Silveira, 1790;

Marcelina Maria Corrêa da Silveira, n. 1795;

Thomas Corrêa da Silveira, n. 1800;

Francisco Corrêa da Silveira, 1802;

Manuel Corrêa da Silveira;

Maria Corrêa da Silveira, n. 1808;

Anna Corrêa da Silveira, n. 1809;

Joanna Corrêa da Silveira, n. 1811;

Ricarda Corrêa da Silveira, n.1813;

JOÃO CORRÊA DA SILVEIRA, n. 1817;

Barbara Corrêa da Silveira, n. 1821;

Marcelino Corrêa da Silveira;


Filhos que nasceram em Encruzilhada do Sul – RS, Podendo haver mais filhos que ainda não foram encontrados.


Seguindo a ramificação dos Corrêa da Silveira, João Corrêa da Silveira (filho), casou-se em Encruzilhada em 02 de Março de 1864 com Thereza de Freitas, filha de Florisberto Lopes de Freitas e Roza Maria Joaquina.



Registro de casamento de João Corrêa da Silveira e Teresa de Freitas da Igreja Católica - Family Search


E até o momento encontrado apenas um filho legitimo, Basílio Corrêa da Silveira, nascido em meados de 1867, casou-se em 13 de Julho de 1889 na Igreja Matriz de Santa Barbara em Encruzilhada do Sul - Rs com Alexandrina Pedroso de Lacerda, ela nascida em meados de 1874 e filha legitima de Delfino (Manuel) Pedroso de Lacerda e Ignacia Soares (prima do cônjuge).


Registro de casamento de Basílio Corrêa da Silveira e Alexandrina Pedroso de Lacerda da Igreja Católica - Family Search

Deste casamento Basílio e Alexandrina encontrei até o momento os seguintes filho:


- Serafim Corrêa da Silveira, n. 1893; c.c. Ana Emilia da Silveira, n. 1907;

- Leôncio Corrêa da Silveira, n. 1897;

- Jovelina Lacerda da Silveira, n. 1898;

- José Percilio Corrêa da Silveira, n. 1905;


Serafim e Ana Emilia tiveram 12 filhos, sendo que 2 faleceram ainda criança, como esta descrito na postagem anterior em: http://husek-memoriasdopassado.blogspot.com/2019/08/a-lida-do-campo-o-oficio-da-familia.html


Fontes:


PUFAL, Diego de Leão, em conversa em rede social;


FAMILY SEARCH – Acessado em: https://www.familysearch.org;


Wikipedia – Acessado em: https://pt.wikipedia.org;

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

©2021 por Hušek; Memórias do passado.. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page